O Google Ads foi criado em 2000, com o objetivo de colocar em destaque links de sites nos resultados de busca do Google. Desde sua criação, a plataforma tem sido líder em seu segmento e seu sucesso é notável em sua receita. No último trimestre de 2021, o Google obteve um lucro de 6,1 bilhões de dólares somente com o seu serviço de publicidade.
No Google Ads é possível criar anúncios nos resultados de pesquisa do Google com segmentação de público-alvo. Dessa forma, é possível direcionar estes anúncios para pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo produto, pela empresa ou pelo serviço promovido.
A partir das inúmeras possibilidades de segmentação, por meio do Google Ads é possível exibir anúncios com base no comportamento de busca dos usuários, nos dados demográficos, entre outras segmentações.
Os links pagos são aqueles destacados no topo das páginas de resultados de busca do Google. Dentro do Google Ads, existem quatro formatos principais para veicular anúncios e promover seu negócio. Esses formatos abrangem diferentes aspectos do marketing digital, desde anúncios de texto simples até vídeos e imagens.
Ao entender sobre todas as opções disponíveis, você pode criar uma estratégia eficaz para alcançar seu público e impulsionar seus resultados de marketing.
Anúncio na rede de pesquisa
Este é um dos modelos mais conhecidos de anúncio do Google Ads. Nele, quando o usuário faz uma determinada pesquisa no Google, os primeiros resultados em destaque são de anunciantes.
Uma grande vantagem deste modelo de anúncio é que o cliente só precisa pagar pela conversão – ou seja, a cobrança só é feita a cada clique.
Anúncio na rede de display
Este tipo de anúncio no Google Ads consiste nos banners que aparecem quando um usuário acessa um site ou blog. Os anúncios em rede de display são apresentados apenas para possíveis usuários interessados, que já pesquisaram sobre temas relativos ao negócio. Isto é possível com a configuração de palavras-chave ou uso de cookies.
O anúncio em display possui mais três tipos de publicidade gráfica:
Banner: Este é o mais conhecido, apresentado com recursos gráficos, como imagens, animações ou layouts estáticos.
Texto: Modelo mais simples, com apenas uma caixa de texto apresentada ao usuário que acessar um site.
Gmail: Anúncio projetado para o e-mail do Google, visualizado pelo usuário ao acessar a caixa de entrada ou a área de spam.
Anúncio próprio para aplicativo
Este tipo de anúncio também utiliza recursos gráficos assim como os anúncios nas redes de display. Porém, ele aparece para usuário que acessarem um aplicativo móvel, seja em Android ou iOS.
Na prática, uma empresa paga para que seu negócio seja divulgado em aplicativos de aparelhos móveis. Mas, elas também podem divulgar até seus próprios apps, até mesmo em websites.
Anúncio Performance Max
A campanha Performance Max do Google Ads permite a criação de anúncios usando todos os canais do Google em um único lugar. Com isso, é possível alcançar mais clientes e otimizar a estratégia de marketing com uma única campanha. Este tipo de campanha usa lances e otimizações em tempo real para ajustar automaticamente seus anúncios, buscando sempre os melhores resultados.
Com base em inteligência artificial, as campanhas do tipo PMax automatizam a configuração e otimização de aspectos como alocação de orçamento, seleção de públicos, testes A/B em criativos e atribuição de conversões.
Anúncio de Shopping
As campanhas Google Shopping permitem a promoção dos seus produtos exibindo informações detalhadas sobre eles, antes mesmo que as pessoas cliquem no link do anúncio. Com as ferramentas de relatórios específicas para o varejo, você pode acompanhar o desempenho e as vendas dos seus produtos ao longo do tempo.
Anúncio de Vídeo
As campanhas de vídeo no Google Ads permitem exibir anúncios no YouTube, bem como em sites e aplicativos de parceiros de vídeo do Google. Elas são uma ótima maneira de alcançar públicos específicos e atingir metas de marketing, como gerar vendas, aumentar o tráfego para o site ou melhorar o reconhecimento de marca. Existem vários formatos para anúncios em vídeo, cada um com uma finalidade específica.
Os anúncios in-stream puláveis são exibidos antes, durante ou depois de vídeos do YouTube e podem ser pulados após cinco segundos. Já os anúncios in-stream não puláveis, com até 15 segundos, garantem que sua mensagem será vista. Outros formatos, como os anúncios bumper, têm seis segundos e não são puláveis, sendo ideais para mensagens rápidas e impactantes.
Há também anúncios in-feed, que aparecem onde as pessoas descobrem conteúdo no YouTube, e anúncios out-stream, projetados para dispositivos móveis. Por fim, os anúncios de masthead oferecem visibilidade na página inicial do YouTube, aumentando significativamente o alcance e o reconhecimento da marca.
Anúncio Smart
Os anúncios Smart são uma solução de publicidade mais simples e eficaz dentro do Google Ads. Este tipo de campanha consiste basicamente na otimização automática dos anúncios pelo Google. A partir disso, é possível alcançar objetivos específicos, tais como receber ligações ou mensagens de clientes em potencial, atrair visitas físicas, aumentar a visibilidade da marca, entre outros.
Anúncio de Geração de Demanda
Com as campanhas do tipo Geração de Demanda é possível personalizar as experiências de anúncios para atingir os públicos do negócio de maneira mais relevante. A partir destas campanhas, é possível selecionar, por exemplo, segmentos parecidos para alcançar novos públicos com perfil semelhante ao de seus clientes. Este tipo de campanha pode contribuir em uma estratégia de Branding para criação e/ou fortalecimento de autoridade de marca, bem como aumentar o impacto dos seus anúncios.
Quer melhorar os resultados da sua empresa? Conte com nossa ajuda especializada em tráfego pago para impulsionar seus resultados na internet.
Saiba mais em: www.livperformance.com.br/aceleracao-de-empresas/